Balanço

Papa conclui mais um ciclo de reuniões sobre reforma da Cúria

Francisco participou dos três dias de reunião que discute reforma da Cúria Romana

Da Redação, com Rádio Vaticano 

Papa Francisco reunido com os cardeais conselheiros / Foto: Rádio Vaticano

Papa Francisco reunido com os cardeais conselheiros / Foto: Rádio Vaticano

Terminou nesta quarta-feira, 15, no Vaticano, a reunião do Papa Francisco com o Conselho de Cardeais (C9) que o auxilia na reforma da Cúria Romana. 

A vice-diretora da Sala de Imprensa, Paloma García Ovejero, apresentou aos jornalistas os resultados deste 18° encontro. O Pontífice participou dos três dias de reuniões, pela manhã e à tarde, ausentando-se somente em parte da manhã de segunda (devido à visita ad Limina dos Bispos da Costa Rica) e na manhã de hoje, (para a catequese).

No início dos encontros, o coordenador do grupo, cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, agradeceu ao Papa por seu discurso natalino à Cúria e expressou o pleno apoio dos Cardeais à obra e ao magistério do Papa – uma referência aos ataques sofridos por Francisco por meio de cartazes espalhados pela cidade de Roma.

Quanto à reforma, o C9 deu prosseguimento à análise dos dicastérios, em especial da Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide); a Congregação para as Igrejas Orientais; e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Os cardeais começaram a examinar a “Diaconia da Justiça” e, portanto, um tempo consistente foi dedicado aos Tribunais: Penitenciaria Apostólica, Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

O Conselho também analisou o processo para a seleção de candidatos ao Episcopado.
o cardeal George Pell falou do seu trabalho à frente da Secretaria para a Economia para aplicar plenamente a reforma econômica solicitada pelo Santo Padre, com especial atenção à atividade de formação dos funcionários e aos recursos humanos.

Já o Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Edoardo Viganò, apresentou a situação atual da reforma da mídia da Santa Sé, isto é, a incorporação da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano no novo Dicastério. Para acompanhar esta nova fase da reforma, começaram contatos com a Secretaria de Estado, a Secretaria para a Economia, a Apsa (Associação do Patrimônio da Sé Apostólica) e o Departamento do Trabalho. Além disso, foi apresentado o plano para reestruturar as frequências de rádio e as novas estratégias para as redes sociais. Por fim, refletiu-se sobre o projeto para iniciar a reforma da Livraria Editora Vaticana.

A próxima reunião do C9 será realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo