Anúncio oficial foi feito pelo Papa na oração do Angelus
Jéssica Marçal
Da Redação
Enquanto Cracóvia se despede da JMJ 2016, Panamá se prepara para acolher a próxima edição do evento, que será em 2019. O anúncio foi feito neste domingo, 31, pelo Papa Francisco, na oração do Angelus, após a Missa de envio.
“A Providência de Deus sempre nos precede. Pensai que já decidiu qual será a próxima etapa desta grande peregrinação iniciada em 1985 por São João Paulo II! E, por isso, é com alegria que vos anuncio que a próxima Jornada Mundial da Juventude – depois das duas a nível diocesano – será em 2019, no Panamá”, foram as palavras do Papa no anúncio oficial.
Francisco deixou o agradecimento a todos os que contribuíram para a realização da JMJ 2016 e a todos os jovens que participaram. “Enchestes Cracóvia com o entusiasmo contagiante da vossa fé. São João Paulo II rejubilou do Céu, e ajudará vocês a levar por todo o lado a alegria do Evangelho”.
O Papa disse ainda que esses dias em Cracóvia foram uma “oxigenação espiritual” para que os jovens possam viver e caminhar na misericórdia quando voltarem para casa, em seus diversos países.
E foi com a oração mariana do Angelus que o Papa encerrou o momento com a juventude reunida em Cracóvia. Nossa Senhora, disse Francisco, ensina como pode ser fecunda a experiência vivida na Polônia. “Pela intercessão de Maria, invocamos o Espírito Santo para que ilumine e sustente o caminho dos jovens, na Igreja e no mundo, a fim de serdes discípulos e testemunhas da Misericórdia de Deus”.
Próximos passos do Papa
Após a Santa Missa, o Papa segue para o encontro com os voluntários, logo mais, às 12h (horário de Brasília). Depois, Francisco participa da cerimônia de despedida no Aeroporto de Cracóvia e retorna ao Vaticano, onde deve chegar por volta de 15h25 (horário de Brasília).