Outubro de 1997

Padre recorda Encontro das Famílias com JPII no Brasil

João Paulo II esteve no Brasil em outubro de 1997 para a segunda edição do Encontro Mundial das Famílias

Rogéria Nair e Jéssica Marçal
Da Redação

papa joão paulo II no brasil

De papamóvel, João Paulo II saúda brasileiros que lotaram estádio de futebol / Foto: Reprodução

“A família: dom e compromisso, esperança da humanidade” foi este o tema do II Encontro Mundial das Famílias, edição que aconteceu no Rio de Janeiro em outubro de 1997 e contou com a presença do saudoso beato João Paulo II e milhares de fiéis do mundo inteiro.

Acesse
.: Encontro Mundial das Famílias começou com João Paulo II

O assessor da comissão para Vida e Família da CNBB, Padre Wladimir Porreca, participou dessa edição do encontro. Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, ele comenta o impacto da presença de João Paulo II no Brasil bem como a temática familiar hoje, 17 anos após esse encontro com o Papa que dedicou tanta importância às famílias.

“A pessoa do beato João Paulo II já é um impacto. Quando se olhava para ele, estremeciam-se as entranhas e renovava em nós o vigor e ardor pela Evangelização”, relata padre Wladimir. Ele recorda o impacto das “fortes e proféticas” mensagens do beato sobre a família, principalmente no que diz respeito aos seus desafios, sua beleza e a alegria da família cristã.

Aos fiéis no Rio de Janeiro, João Paulo II incentivou à retomada da dimensão de que o ser humano é a via da Igreja, e a família é a principal expressão dessa via, explica o padre. O Papa também retomou os ensinamentos da Exortação Apostólica Familiaris Cosortio, destacando que a família é o lugar para experimentar o amor.

Leia mais
.: Dom Petrini comenta exortação de JPII dedicada às famílias

Santidadepadre wladimir

João Paulo II convidou as famílias a buscarem a santidade. Padre Wladimir comenta que, durante todo o encontro no Brasil, o beato focou na questão da preparação dos noivos para o casamento, um tema que está sendo alvo de trabalhos atuais na Comissão da CNBB.

Segundo o padre, essa preparação para o casamento tem um caráter de anunciar e ensinar a espiritualidade cristã como itinerário para a vivência dos valores cristãos. Isso constitui um caminho seguro para ser santo.

“Veja que bonito quando ele falou que devemos ser criativos e encontrar caminhos oportunos para continuar propondo eficazmente ao mundo os valores básicos do plano de Deus. Coisas simples como acreditar e promover a família como lugar privilegiado de realização e vida, onde aprendemos a humanizar-nos e, portanto, santificar-nos”.

O convite à santidade foi expresso pelo Pontífice de forma especial na Missa de encerramento do encontro mundial das famílias na capital fluminense. “A mútua doação abençoada por Deus, perpassada de fé, esperança e caridade, permitirá alcançar a perfeição e a mútua santificação de cada um dos esposos. Servirá, em outras palavras, como núcleo santificador da própria família, e de expansão da obra de evangelização de todo o lar cristão”, disse João Paulo II na ocasião.

“Aí está claramente a via apresentada pelo Beato João Paulo II às famílias. Viva o nosso João de Deus. Agora Santo da nossa Igreja”, finalizou padre Wladimir.

Veja abaixo algumas imagens da estadia de João Paulo II no Brasil:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo