Em Belém do Pará

Congresso Eucarístico Nacional terá Missas em diversos ritos

Secretário executivo do Congresso Eucarístico Nacional diz que esse é um momento de professar a fé na Eucaristia

André Cunha
Da Redação

O Congresso Eucarístico Nacional será realizado em Belém do Pará a partir da próxima segunda-feira, 15, até o dia 21 de agosto. Serão sete dias de programação intensa com simpósios, shows, “Arrastão de Evangelização”, procissões e jornadas pastorais. Porém, a celebração eucarística será o ponto central de todo o evento. Além do rito ordinário, também serão celebradas Missas no Rito Extraordinário (em latim), no Rito Armênio, Maronita, Ucraniano e Greco-Melquita.

Veja a programação completa:

programação-oficial-2

Fonte: Arquidiocese de Belém

Organização

O secretário executivo do evento, padre Roberto Emílio Cavalli Júnior informa que são cinco anos de trabalho organizando o Congresso Eucarístico Nacional. Dezessete comissões foram constituídas para trabalhar na organização, além de um Escritório Central e a Comissão Central, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

A Comissão é formada pelo bispo auxiliar, Dom Irineu Roman; o Secretário Geral, padre José Gonçalo Vieira e o Secretário Executivo, padre Roberto Emílio Cavalli Junior. Cada comissão é coordenada por um paroquiano/voluntário que tem suas funções específicas.

A arquidiocese de Belém espera receber bispos de todas as partes do Brasil. Cada paróquia está se mobilizando para receber no mínimo um bispo, que celebrará a Missa no sábado, 21, na respectiva comunidade em que se hospedar. 

Momento de renovação e testemunho

Padre Roberto explica que o CEN é um momento de renovação, de professar a fé na Eucaristia e mostrar que o povo continua firme na devoção na Eucaristia, que transforma a vida. 

“A Eucaristia que nos convida a nos colocarmos em missão e levarmos aos outros a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse padre Roberto esclarecendo que esta missão também delimitou o tema do encontro: Eucaristia e partilha na Amazônia missionária. 

“O tema foi definido a partir de um olhar sobre a Eucaristia. Depois, para a sua consequência em nossa vida, que é a partilha. Depois o aspecto missionário, pois a Eucaristia nos convida a sermos missionários. Para lembrarmos também que a Amazônia missionária recebe missionários, mas também os envia”.

De acordo com Dom Alberto Taveita, o Congresso deseja tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil.

“Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico, pelo que devemos preparar bem os espaços, o coração e mais ainda, a vida cristã de nossas Comunidades de Igreja”, afirmou o arcebispo de Belém.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo