Obras

BH: iniciada a edificação das paredes da Catedral Cristo Rei

Projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer inclui espaço dedicado ao amparo aos mais pobres e uma Praça das Famílias, para grandes celebrações

Da Redação, com Arquidiocese de BH

Dom Walmor no terreno onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei / Foto: Assessoria de Comunicação Arquidiocese de BH

Dom Walmor no terreno onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei / Foto: Assessoria de Comunicação Arquidiocese de BH

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou nesta quinta-feira, 14, de uma coletiva de imprensa sobre o início da construção das paredes e pilastras da Catedral Cristo Rei. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer.

A primeira parede a ser edificada será a da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, um espaço destinado ao amparo aos mais pobres em suas muitas necessidades. A Acolhida Solidária da Arquidiocese de Belo Horizonte funcionará como uma grande central, promovendo a aproximação entre as pessoas que precisam de ajuda e as muitas obras sociais desenvolvidas pela Igreja.

A metodologia de construção da Catedral prevê que, inicialmente, serão construídos os três pavimentos dedicados aos muitos serviços desenvolvidos pela Igreja, como os ambientes destinados às pastorais sociais e à própria Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida. Acima desses três pavimentos, estará a Praça das Famílias, espaço para grandes celebrações. Na sequência, após a edificação dos pavimentos, será erguida, no centro da Praça das Famílias, a nave da Catedral (espaço litúrgico dedicado à Assessoria de Comunicação e Marketing)

O avanço das obras

O sonho de se construir a Catedral Cristo Rei nasceu com a Arquidiocese de Belo Horizonte, há quase 100 anos. O primeiro arcebispo, Dom Antônio dos Santos Cabral, chegou a iniciar a sua construção, mas desafios e dificuldades da época adiaram, por
anos, esse sonho.

O projeto foi retomado por Dom Walmor em 2005. O arcebispo procurou o arquiteto Oscar Niemeyer e solicitou uma concepção arquitetônica, que foi apresentada em 2006. Os anos seguintes foram de reflexão e amadurecimento dessa concepção, até que, em 2010, foi definido o projeto do complexo arquitetônico da Catedral Cristo Rei.

Em 2011, a Arquidiocese de Belo Horizonte iniciou a campanha para a construção. Dom Walmor abençoou a pedra fundamental e, no terreno da Catedral, foi erguida a Cruz de Cristo Rei.

Os trabalhos de construção começaram em 2013, com a terraplanagem e contenções. Um grande volume de terra foi remanejado, o equivalente a 3000 caminhões.

Leia também
.: Arquidiocese de BH inicia obras da Catedral Cristo Rei

Em 2014, teve início a etapa de fundações. Mais de 600 estacas, de até 22 metros de profundidade, foram instaladas no terreno. Posteriormente, essas estacas foram interligadas, formando a infraestrutura responsável por sustentar todo o peso da Catedral Cristo Rei. Agora começa a edificação da superestrutura, o conjunto arquitetônico da Catedral Cristo Rei.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo