O mau tempo que atingiu, nesse domingo, 13, a região da Toscana obrigou o Papa Bento XVI a cancelar a visita programada ao Santuário franciscano de La Verna. Não havia condições de segurança e visibilidade suficientes para o vôo de helicóptero do estádio de Arezzo até a área predisposta para a aterrissagem.
Consequentemente, Bento XVI antecipou a etapa sucessiva do programa, chegando à cidade de Sansepolcro às 17h15.
No entanto, o discurso que teria proferido aos Frades Menores, às Monjas Clarissas da Toscana e às religiosas residentes em “Chiusi della Verna” foi publicado e autorizado a ser difundido pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
No texto, Bento XVI teria lembrado uma importante passagem histórica da vida de São Francisco justamente onde, dois anos antes de sua morte, nele “surgiram os estigmas da gloriosa paixão de Cristo”.
“A Cruz gloriosa de Cristo reassume os sofrimentos do mundo, mas é, sobretudo, sinal tangível do amor, medida da bondade de Deus para com o homem”, destaca o texto.
O discurso do Papa conclui recordando que “o amor por Cristo é a base da vida do Pastor, como também aquela do consagrado; um amor que não tem medo do compromisso e do cansaço”.
E por fim, o Pontífice exorta a “levar este amor ao homem do nosso tempo, frequentemente fechado no próprio individualismo; vocês são sinal da imensa misericórdia de Deus”.
Leia mais
.: Papa convida à solidariedade nos tempos de crise econômica