Angelus

Somos chamados a deter a força do mal, afirma o Papa

“Os discípulos de Cristo não podem permanecer escravos de medos e angústias; pelo contrário, são chamados a viver a história, a deter a força destruidora do mal”, exorta o Papa

Da Redação, com Vatican News

Papa reza a oração do Angelus com os peregrinos na Praça São Pedro / Foto: Reuters

O Papa Francisco rezou a oração do Angelus com os fiéis e peregrinos na Praça São Pedro, neste domingo, 17. O Pontífice falou sobre o Evangelho do penúltimo domingo do ano litúrgico, na versão proposta por São Lucas. Diante do templo de Jerusalém, Jesus profetiza que não ficará “pedra sobre pedra, tudo será destruído”.

Leia também: 
.: O diabo existe e semeia o ódio entre os homens, alerta o Papa

O Papa explica que a destruição do templo predita por Jesus não é tanto uma figura do fim da história como do final da história. Ele recorda que Jesus usa duas imagens aparentemente contrastantes: a primeira é uma série de eventos assustadores, como catástrofes, guerras, carestias, tumultos e perseguições com traumas que “ferem a criação, a nossa casa comum, e também a família humana que nela vive, e a própria comunidade cristã”.
Enquanto que a segunda, está contida na certeza de Jesus que “nos diz sobre o comportamento que o cristão deve tomar ao viver esta história, caracterizada pela violência e pela adversidade”.

Francisco afirma ser a atitude de esperança em Deus que torna possível não se deixar dominar pelos trágicos eventos. “Os discípulos de Cristo não podem permanecer escravos de medos e angústias; pelo contrário, são chamados a viver a história, a deter a força destruidora do mal com a certeza de que a acompanhar a sua ação do bem está sempre a providencial e tranquilizadora ternura do Senhor”.

E o Papa recorda: “Tudo o que ocorre é conservado n’Ele; a nossa vida não pode ser perdida porque está em suas mãos”.

Testemunhas da Esperança

“O Senhor nos chama a colaborar na construção da história, tornando-nos, junto com Ele, agentes de paz e testemunhas de esperança num futuro de salvação e ressurreição”, afirma o Papa.

Confira: 
.: A esperança deve ser o ar que o cristão respira, exorta Papa

Francisco recorda ainda que a “fé nos faz caminhar com Jesus pelos caminhos deste mundo”, e que “o Espírito irá dobrar as forças do mal, submetendo-as ao poder do amor de Deus”.

Ele apresenta o exemplo dos mártires cristãos do nosso tempo que, apesar das perseguições, são homens e mulheres de paz. “Ele nos entregam uma herança a ser conservada e imitada: o Evangelho do amor e da misericórdia”.

E este confirma o Papa “é o tesouro mais precioso que nos foi dado e o testemunho mais eficaz que podemos dar aos nossos contemporâneos, respondendo ao ódio com o amor, à ofensa com o perdão”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo