“Abençoo todas as pessoas que buscam concretamente ajudar os nossos irmãos perseguidos e oprimidos.”
Rádio Vaticano
No final da oração mariana do Angelus deste domingo, 7, na Praça São Pedro, o Papa Francisco manifestou sua preocupação por três conflitos em andamento: Ucrânia, Lesoto (África) e Iraque.
O Pontífice mencionou os “passos significativos” na busca de uma trégua na Ucrânia oriental, não obstante tenha ouvido hoje notícias pouco confortantes. “Todavia, faço votos de que possam provocar alívio à população e contribuir aos esforços por uma paz duradoura. Rezo para que, na lógica do encontro, o diálogo iniciado possa prosseguir e produzir o fruto esperado.”
Dirigindo-se ao continente africano, o Papa se uniu ao apelo de paz lançado pelos Bispos de Lesoto, depois do golpe militar de uma semana atrás. “Condeno todo ato de violência e peço ao Senhor para que no Reino de Lesoto se restabeleça a paz na justiça e na fraternidade.”
Por fim, Francisco manifestou seu apreço pela obra “generosa e concreta” da Cruz Vermelha Italiana, que neste domingo envia cerca de 30 voluntários para a região de Irbil, no Iraque, onde se concentram milhares de deslocados. “Abençoo todas as pessoas que buscam concretamente ajudar os nossos irmãos perseguidos e oprimidos.”