Após rezar o Angelus com os fiéis na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI lembrou que este domingo, 27, é o Dia de Memória pelas vítimas do holocausto. O Santo Padre expressou que a data deve ser um alerta para todos, para que os “horrores do passado” não se repitam.
“A memória desta terrível tragédia, que atingiu tão duramente sobretudo o povo judeu, deve representar para todos um alerta constante para que não se repitam os horrores do passado, se superem todas as formas de ódio e de racismo e se promovam o respeito e a dignidade da pessoa humana”, disse.
O Pontífice lembrou ainda que hoje também se celebra o 60º Dia Mundial de Luta contra a Lepra. Ele expressou, então, sua proximidade a todos os que sofrem deste mal e encorajou pesquisadores, agentes de saúde e voluntários, invocando sobre todos eles o apoio espiritual de São Damião de Veuster e de Santa Mariana Cope, que deram a vida pelos doentes de lepra.
Por fim, o Papa agradeceu a todos os que trabalham pela promoção da paz ao redor do mundo, lembrando que hoje é um dia especial de intercessão pela paz na Terra Santa. Ele soltou, então, duas pombas brancas, “símbolo do Espírito de Deus, que doa paz aos que acolhem o seu amor”.
Leia mais
.: Arcebispo divulga mensagem para Dia Mundial de luta contra a Lepra