Casa Santa Marta

Papa recebe em audiência o presidente do Paraguai

Encontro entre Francisco e Santiago Palacios foi realizado na Casa Santa Marta e não no Palácio Apostólico, devido às condições de saúde do Pontífice

Da Redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media Hans Lucas via Reuters

A audiência do Papa Francisco com o presidente do Paraguai, Santiago Pena Palacios, durou cerca de 25 minutos e aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27. O encontro foi realizado na Casa Santa Marta e não no Palácio Apostólico, devido às condições de saúde do Pontífice – conforme relatou o porta-voz Matteo Bruni pela manhã – afetadas por uma inflamação nos pulmões. Estavam presentes a esposa do presidente e uma delegação de treze membros.

Colóquios cordiais na Secretaria de Estado

Depois do diálogo com o Papa e de sua saudação à delegação, de acordo com um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, Peña Palacios se reuniu, no Palácio Apostólico, com o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.

“Durante os cordiais colóquios na Secretaria de Estado”, afirma o comunicado, “expressou-se a satisfação pelas boas relações entre a Santa Sé e a República do Paraguai e o desejo de fortalecê-las ainda mais”. Em seguida, se referiram ao programa do novo governo paraguaio para combater a pobreza”. Além disso, diz o comunicado, “foram abordados alguns temas de interesse comum, como a proteção do meio ambiente, a situação dos países da região e o compromisso com a paz entre as nações”.

A troca de presentes

O presidente ofereceu vários presentes ao Papa. O primeiro foi um presépio feito por artesãos indígenas paraguaios, depois um poncho feito por artesãos locais, uma cesta de produtos alimentícios típicos, uma estátua de madeira de Nossa Senhora e um rosário de prata. Francisco o presenteou com uma escultura de bronze representando duas mãos unidas, ao fundo a colunata de São Pedro, com uma mulher e uma criança e um navio de migrantes com a inscrição: “Preenchamos nossas mãos com outras mãos”. Além disso, o Santo Padre entregou documentos de seu magistério e a Mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo