Em missa

Papa indica passos concretos para conversão

Francisco explicou que a conversão exige esforço diário e é graça de Deus; o Papa exortou ainda a não retroceder diante das tentações

Da Redação, com Rádio Vaticano

missa_dentro

Foto: L’Osservatore Romano

“O esforço do cristão é propenso a abrir a porta do coração ao Espírito Santo.” Foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada na manhã desta quinta-feira, 22, na Casa Santa Marta.

O pontífice sublinhou que a conversão, para o cristão, é uma tarefa de todos os dias que leva ao encontro com Jesus. Como exemplo, Francisco contou a história de uma mãe doente de câncer que fez de tudo para combater a doença.

O Papa se baseou na Carta de São Paulo aos Romanos para destacar que para passar do serviço da iniquidade à santidade, é preciso esforço diário.

“São Paulo usa a imagem do atleta, pessoa que treina para se preparar para a jogo, e faz um esforço enorme”, disse o pontífice. “Mas se essa pessoa faz todo esse esforço para vencer um jogo, nós que devemos obter aquela vitória grande do Céu, o que devemos fazer? São Paulo nos exorta a prosseguir neste esforço”.

“Padre, podemos pensar que a santidade vem do esforço que eu faço, assim como a vitória do atleta vem por causa do treinamento? Não. O esforço que nós fazemos, este trabalho cotidiano de servir ao Senhor com a nossa alma, com o nosso coração, com o nosso corpo, com toda a nossa vida somente abre a porta ao Espírito Santo. É Ele quem entra em nós e nos salva! Ele é o dom em Jesus Cristo. Caso contrário, nos assemelharemos aos faquires: não, nós não somos faquires. Nós, com o nosso esforço, abrimos a porta.”

Não retroceder diante das tentações

O Papa reconheceu que não retroceder diante das tentações é uma tarefa difícil porque a fraqueza humana, o pecado original e o diabo sempre levam o homem para trás. Ele explicou que o autor da Carta aos Hebreus nos adverte contra esta tentação de retroceder, mas que é preciso ir avante sempre, um pouco a cada dia, mesmo quando existe uma grande dificuldade.

“Alguns meses atrás, encontrei uma mulher. Jovem, mãe de família – uma bela família – que tinha um câncer. Um câncer feio. Mas ela vivia com felicidade, agia como se estivesse saudável. E falando desta atitude, me disse: ‘Padre, faço de tudo para vencer o câncer!’. Assim deve ser o cristão. Nós que recebemos este dom em Jesus Cristo e passamos do pecado, da vida de injustiça à vida do dom em Cristo, no Espìrito Santo, devemos fazer o mesmo. Um passo a cada dia. Um passo a cada dia”.

Treinamento da vida

O Papa indicou algumas tentações, como a vontade de falar mal de alguém. E naquele caso, disse, é preciso se esforçar para calar. Ou quando ficamos com preguiça de rezar, mas depois acabamos rezando um pouco. Francisco disso que é preciso partir das pequenas coisas.

“Nos ajudam a não ceder, a não retroceder, a não voltar para a injustiça, mas a ir avante rumo a este dom, esta promessa de Jesus Cristo, que será propriamente o encontro com Ele. Peçamos ao Senhor esta graça: de sermos bons, de sermos bons neste treinamento da vida rumo ao encontro, porque recebemos o dom da justificação, o dom da graça, o dom do Espírito em Cristo Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo