Papa inaugura Assembleia dos Bispos da Itália

Geralmente o pronunciamento de abertura da assembleia dos bispos italianos é feito pelo cardeal presidente, mas este é o terceiro ano em que o Papa escolhe fazer o discurso

Rádio Vaticano

Com o discurso do Papa Francisco, tem início nesta segunda-feira, 16, a 69ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana.

Os bispos italianos estarão reunidos na Sala do Sínodo, no Vaticano, até o dia 19. Entre os temas em debate, estão a renovação do clero a partir da formação permanente, a gestão em âmbito econômico e a revisão das normas sobre os Tribunais eclesiásticos.

Tradicionalmente, a assembleia dos bispos italianos é aberta com o pronunciamento do Cardeal-Presidente, mas este é o terceiro ano em que o Papa, enquanto Bispo de Roma e Primaz da Itália, escolhe fazer o pronunciamento inaugural.

Diferentemente das Conferências Episcopais de outros países, a italiana é a única cuja eleição da presidência é ratificada pessoalmente pelo Pontífice.

O Presidente atual é o Arcebispo de Gênova, Cardeal Angelo Bagnasco, no cargo desde 2007. O pronunciamento do Papa será transmitido ao vivo pelo CTV a partir das 11h40 de Brasília.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo