O Papa Bento XVI enviou, nesta terça-feira, 6, um telegrama expressando seu pesar pelas vítimas do acidente de trem ocorrido na Polônia, no último sábado, 3. No documento, assinado pelo Cardeal Secretário de Estado Tarcísio Bertone, lê-se que o Santo Padre recebeu, com dor, a notícia do acidente, no qual 16 pessoas perderam a vida e outras 50 ficaram feridas.
O telegrama foi endereçado ao Presidente da Conferência Episcopal polonesa, Dom Józef Michalik, para quem Bento XVI assegurou sua oração pelas vítimas e sua participação no luto das famílias e de toda a Polônia.
Com a sua proximidade espiritual, o Papa invoca para os que se foram “o dom da Misericórdia Divina e a vida eterna”, enquanto auspicia aos feridos “um pronto e completo restabelecimento”. Aos que estão sofrendo com esse trágico acontecimento, o Pontífice pede “o dom da coragem e da paz, mesmo na dor”. E a todos os que foram tocados pelo acidente, concede a sua bênção apostólica.
Esse foi o pior acidente ferroviário da Polônia das duas últimas décadas. Dois trens colidiram, no final deste sábado, perto da cidade de Szczekociny, ao sul do país. Havia aproximadamente 350 passageiros a bordo.
O primeiro-ministro do país, Donald Tusk, disse que ainda é muito cedo para especular sobre a causa do acidente, mas que falha humana não poderia ser descartada. O ministro dos Transportes, Slawomir Nowak, afirmou que um dos trens estava no lado errado da linha. (ED)