Em telegrama

Papa expressa pesar pela morte de cardeal polonês

O Papa Bento XVI enviou nesta quinta-feira, 24, um telegrama de condolências ao arcebispo metropolitano de Varsóvia, Cardeal Kazimierz Nycz, pela morte do Cardeal Jozef Glemp. Na mensagem, o Santo Padre disse que recebeu dolorosamente a notícia e que se une aos fiéis da Igreja na Polônia em oração de ação de graças pela vida e empenho pastoral deste “digno Ministro do Evangelho”.

Bento XVI destacou que o lema episcopal Caritati in iustitia – para a caridade na justiça – acompanhou o cardeal durante toda a sua existência e orientou o seu modo de pensar, de avaliar, de fazer as escolhas, de tomar decisões e de oferecer as linhas de ação pastoral.

“Tal justiça, rica da humilde adesão à vontade de Deus, foi a base do seu profundo amor por Deus e pelo homem, que era luz, a inspiração e a força no difícil ministério de guiar a Igreja em uma época na qual significativas transformações sociais e políticas afetaram a Polônia e a Europa”, escreveu o Pontífice.

O Santo Padre expressou ainda que sempre admirou a sincera bondade do cardeal, além de sua simplicidade, abertura e cordial dedicação à causa da Igreja na Polônia e no mundo. “Assim permanecerá na minha memória e na oração. Que o Senhor o acolha em sua glória!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo