O compromisso social não fique só no nível material, mas seja dirigido também às necessidades espirituais: é o que afirma o Papa em sua mensagem ao Bispo de Essen (Alemanha), Dom Franz-Josef Overbeck, por ocasião dos 50 anos da Adveniat, a iniciativa de solidariedade promovida pela Conferência Episcopal Alemã, em favor das populações da América Latina e do Caribe. O Papa expressa seu apreço por estes 50 anos de atividade da Adveniat, palavra latina que se refere à palavra do Pai Nosso: “Venha o teu reino”.
“O reino de Deus – afirma – teve início entre nós com a encarnação de Jesus Cristo” e “os cristãos são chamados a colaborar na construção deste reino” para “que resplandeça cada vez mais o rosto de Cristo” no mundo e “participar no desenvolvimento de uma sociedade onde se vive na justiça e na paz”.
Bento XVI destaca a dimensão espiritual da construção do reino de Deus. De fato, no “Pai Nosso, Cristo no ensina a rezar pela chegada do reino”: “nós não podemos simplesmente ‘fazê-lo’, porque o reino de Deus é substancialmente um dom. O reino de Deus e a obra de Cristo são uma coisa só. Ele se desenvolve onde, com o anúncio da Boa Nova e com a celebração dos sacramentos, se dá o encontro com Ele, o Salvador e o Redentor da humanidade. Ele mesmo é a fonte da paz e dispensador da salvação”.
Cristo – sublinha o Papa – “faz com que o nosso compromisso social não fique só material, exterior e vazio, mas o preenche a partir de dentro com espírito e vida”. Por isso – conclui – toda iniciativa social e de solidariedade “se volte sempre ao homem em seu conjunto, olhando às suas necessidades naturais e sobrenaturais. Então realmente o reino de Deus crescerá entre nós”.
A fundação da Aveniat: no pós-guerra a Alemanha carente de alimentos e outros recursos recebeu do Brasil e de outros países da América Latina ajudas alimentares. No decorrer da década de 50 os foram os países latino-americanos a necessitarem de ajuda. Por isso em 1961 foi criada a Adveniat para auxiliar nas necessidades mais urgentes a Igreja presente nessa parte do mundo.
A mensagem foi divulgada no sábado, 15.