Francisco encoraja os bispos a continuarem encontrando novas maneiras a fim de que todos os fiéis se aproximem cada vez mais da misericórdia de Deus
Rádio Vaticano O Papa Francisco enviou uma mensagem à Conferência Episcopal Mexicana (CEM) por ocasião da 101ª assembleia plenária, em Cuautitlán. Com uma viva recordação de sua recente viagem apostólica a esse país, o pontífice agradece aos bispos mexicanos pelos sentimentos de comunhão eclesial.
Na mensagem, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, Francisco encoraja os bispos a fim que “neste Ano Jubilar continuem encontrando maneiras novas a fim de que todos os fiéis se aproximem cada vez mais da misericórdia de Deus, manifestada em Jesus Cristo”. O Papa pede orações pelo seu ministério petrino e invoca a intercessão da Virgem de Guadalupe.
No entanto, a CEM completou a composição de seu Conselho permanente. O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal José Francisco Robles Ortega, foi confirmado presidente do organismo para o próximo triênio; o Bispo de Zamora, Dom Javier Navarro Rodríguez, foi eleito vice-presidente; e o Bispo auxiliar de Monterrey, Dom Alfonso Miranda Guardiola, secretário-regional.
O Cardeal Robles Ortega repercorreu os discursos principais proferidos no México pelo Papa Francisco, em particular o dirigido aos bispos em Cidade do México. “O seu magistério nos orienta”, disse o purpurado, sublinhando o convite a uma conversão pastoral que privilegie a proximidade às pessoas e a capacidade de escuta.