Pesquisa

Papa envia documento às paróquias para preparar Sínodo da Família

O Papa Francisco enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo Sínodo dos Bispos com 35 questões sobre “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”, informou no sábado, 2, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão, à Agência Ecclesia.

União de pessoas do mesmo sexo, educação dos filhos no contexto de situações matrimoniais irregulares, matrimônio segundo a lei natural e pastoral para enfrentar algumas situações matrimoniais difíceis são alguns dos temas do questionário enviado às conferências episcopais.

De acordo com padre Morujão, o documento, com “uma dezena de páginas” foi enviado ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente, com o pedido de o fazer chegar “especialmente às paróquias” de cada diocese.

“Trata‑se de fazer uma reflexão sobre a realidade das famílias atuais, com vista a melhorar a pastoral que as deve servir e ajudar: ‘Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”. Para ajudar a reflexão, o Secretariado Geral do Sínodo organizou um questionário, com cerca de 35 perguntas, divididas em 9 apartados”, referiu o padre Manuel Morujão.

O tema “os desafios pastorais da família no contexto da evangelização” vai estar em debate na terceira assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, entre os dias 5 e 19 de outubro de 2014.

“Difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja, a propósito da família”, “Pastoral da Família no contexto da evangelização”, “Abertura dos esposos à vida”, “Relação entre a família e a pessoa” e “Outros desafios e propostas” são os restantes temas para os quais se solicitam os pareceres das comunidades “das bases”.

“Como é fácil de ver, todos os temas são abordados e é pedida a reflexão das bases, com realismo e coragem”, disse o secretário da Conferência Episcopal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo