Francisco enviou suas condolências pelas mortes do Presidente do país, Ebrahim Raisi, e do Ministro das Relações Exteriores, Amir-Abdollahian, após uma acidente de helicóptero
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco manifestou seu pesar pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e de todos os que morreram no acidente de helicóptero ocorrido no domingo, 19.
O telegrama do Pontífice foi enviado ao líder supremo da República Islâmica, o grande aiatolá Sayyed Ali Hosseini Khamenei. Francisco confia a alma dos falecidos à misericórdia divina e reza por quem chora a sua perda, assegurando sua proximidade espiritual à nação neste difícil momento.
O acidente
A aeronave em que viajava o Presidente Raisi, com outras oito pessoas, incluindo o Ministro das Relações Exteriores, Amir-Abdollahian, caiu no domingo, 19, nas montanhas do noroeste do Azerbaijão, de onde regressava. Apenas a parte traseira do helicóptero permaneceu intacta, enquanto a cabine do piloto foi carbonizada. A dinâmica da queda ainda não foi esclarecida, embora se suspeite que a causa do suposto acidente seja atribuída às más condições climáticas que assolam a área, o que dificultou muito as operações de resgate, com mais de 70 equipes empenhadas imediatamente após o desastre. Foi um drone enviado da Turquia que identificou a área do acidente.
As cerimônias fúnebres
Nesta terça-feira, 21, haverá uma cerimônia inicial em Tabriz, que terá início o longo processo das celebrações do funeral do presidente. Terminará na quinta-feira, 23, em Mashhad, quando os restos mortais de Raisi chegarão ao Santuário de Imam Reeza, a maior mesquita do mundo em área de superfície.
O primeiro ato fúnebre ocorrerá em Tabriz, a cidade próxima ao local do acidente; à noite, haverá uma cerimônia funerária em Qom, o local onde o jovem Raisi estudou no seminário. Na quarta-feira, 22, a cerimônia será transferida para a capital Teerã, conforme informou o vice-presidente Mahsen Mansouri à televisão. Na manhã do dia 23, a cerimônia será realizada no sul de Khorasan, antes de chegar ao santuário de Imam Reza.