Visita Pastoral à Calábria

Papa diz que mosteiros ajudam a "limpar" clima da sociedade

O Papa Bento XVI chegou à cidade de Serra San Bruno na tarde deste domingo, 9. Foi a segunda etapa da sua visita pastoral de um dia à região italiana da Calábria. Sob o tema “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”, a visita incluiu também a localidade de Lamezia Terme.

Ao saudar a população de Serra San Bruno, onde fica localizada um mosteiro da Ordem dos Cartuxos, o Pontífice recordou que, na Idade Média, esses locais eram centros de recuperação de territórios pantanosos, mas agora servem para "limpar" o ambiente em outro sentido.

"Os mosteiros têm, no mundo, uma função muito preciosa, diria indispensável. Às vezes, de fato, o clima que reina em nossa sociedade não é saudável, é poluído por uma mentalidade que não é cristã, e tampouco humana, porque é dominado por interesses econômicos, preocupado sobretudo com as coisas terrenas e carente de uma dimensão espiritual. Nesse clima, não apenas se marginaliza a Deus, mas também ao próximo, e não nos esforçamos pelo bem comum. O mosteiro, pelo contrário, é um modelo de uma sociedade que coloca no centro a Deus e a relação fraterna. Disso temos tanta necessidade também em nosso tempo", afirmou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI
.: Programa oficial da visita
.: Site Oficial da Visita


A Cartuxa, "fortaleza" do espírito, constitui uma constante lembrança de Deus, uma abertura para o céu e um convite a recordar que todos somos irmãos em Cristo, definiu Bento XVI.

"Queridos amigos de Serra San Bruno, o privilégio de ter próxima a Cartuxa é, para vós, também uma responsabilidade: fazer tesouro da grande tradição espiritual deste lugar e buscar colocá-la em prática na vida diária. A Virgem Maria e São Bruno protejam-vos sempre. De coração, abençoo a todos vós e as vossas famílias", concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo