Papa: circenses e artistas enriquecem as sociedades do mundo

Circenses estiveram no Vaticano para participar do Jubileu com o Papa Francisco; o  evento atraiu várias pessoas, inclusive músicos populares e artistas em geral

Da redação, com Rádio Vaticano

Nesta quinta-feira, 16, o Vaticano e seus arredores se tingiram com as cores circenses, com a presença de vários artistas itinerantes que estão em Roma para participar de seu Jubileu com o Papa Francisco.

O evento atraiu pessoas que se apresentam em ruas, circos, parques de diversões e feiras, músicos populares e artistas em geral. “A grande família do espetáculo ambulante”, como disse o Pontífice, recebendo-os na Sala Paulo VI.

“Vocês são os ‘artesãos’ da festa, da maravilha, da beleza: com estas qualidades, vocês enriquecem as sociedades do mundo, alimentam sentimentos de esperança e confiança. No Jubileu da Misericórdia, não podia faltar este encontro, porque com suas contínuas locomoções, podem levar a todos o amor de Deus, seu abraço e sua misericórdia”.

O espetáculo itinerante e popular é a forma mais antiga de diversão; está ao alcance de todos e se dirige a todos, pequenos e grandes, especialmente famílias. Difunde a cultura do encontro, segundo o Pontífice, porque os espaços que ocupam se tornam lugares de agregação e fraternidade.

Depois de encorajar os artistas a acolherem as pessoas mais carentes e necessitadas de consolo, o Papa lhes lembrou a importância de ‘cuidar da fé’, mesmo que, por causa da mobilidade, não possam pertencer a uma paróquia fixa.

“Como sabem, a Igreja se preocupa pelos problemas inerentes à sua vida itinerante e quer ajudar vocês a eliminar os preconceitos que por vezes os relegam às margens. Que vocês possam sempre trabalhar com amor e atenção, ser generosos nas obras de caridade e disponíveis em oferecer os recursos e as riquezas de suas artes e profissões”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo