30 de Julho

No twitter, Papa recorda Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas

Mensagem sobre o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas foi postada nesta quinta-feira, 30

Da redação

Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas é comemorado nesta quinta-feira, 30./ Foto: I am Nah via Unsplash

“O tráfico de pessoas continua a ser uma ferida no corpo da humanidade contemporânea. Agradeço de coração a todos aqueles que trabalham em favor das vítimas inocentes desta comercialização da pessoa humana. Há muito ainda a ser feito.”

Com esta mensagem no twitter, o Papa Francisco se pronunciou na manhã desta quinta-feira, 30, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.

Saiba mais
.: Santa Sé defende ação global para combater tráfico de pessoas
.: “O ‘silêncio’ é cúmplice do tráfico de pessoas”, afirma socióloga

O tráfico de pessoas é um crime grave e uma séria violação dos direitos humanos. Quase todos os países do mundo são afetados por esse flagelo, seja como país de origem, de trânsito ou de destino das vítimas. No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, a Organização das Nações Unidas (ONU) pede à comunidade internacional respostas urgentes ao tráfico de crianças e jovens, os quais representam um terço de todas as vítimas no mundo.

A prática, hoje com cerca de 40 milhões de vítimas, é uma das atividades ilegais mais lucrativas do mundo, mas também aquela em que a taxa de impunidade ainda é muito alta. A maioria das vítimas são mulheres, mas também homens e cada vez mais meninos e meninas, tratados por redes criminosas como mercadoria de troca e reduzidos à semiescravidão para exploração sexual e de trabalho, mendicância, casamentos precoces, adoções ilegais e até mesmo a extração de órgãos. Uma atividade que, muitas vezes, fica impune: hoje, para cada 2.154 vítimas apenas um traficante de seres humanos é condenado, apesar do crescente comprometimento das instituições e ONGs nacionais e internacionais para combater o fenômeno.

Leia também
.: Vaticano sobre tráfico de pessoas na pandemia: crianças mais vulneráveis

O tema do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, no ano de 2020, concentra-se nos primeiros socorristas ao tráfico de pessoas. Essas são as pessoas que trabalham em diferentes setores – identificando, apoiando, aconselhando e buscando justiça para as vítimas de tráfico e desafiando a impunidade dos traficantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo