Audiência Geral

Na Catequese, Papa fala sobre a Oração Eucarística

Oração Eucarística é momento central da Santa Missa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco durante a tradicional catequese celebrada às quartas-feiras / Foto: Reprodução Youtube-Vatican News

O tema da Catequese desta quarta-feira, 7, do Papa Francisco girou em torno da Oração Eucarística. Seguindo o rito eucarístico, da apresentação do pão e do vinho, o Papa enfatizou que a Oração Eucarística qualifica a celebração da Missa e constitui o momento central, ordenado para a Sagrada Comunhão.

“Corresponde ao que o próprio Jesus fez, à mesa com os apóstolos na última ceia, quando “deu graças” pelo pão e depois o cálice do vinho (Mt 26,27, Mc 14,23, Lc 22,17,19; 1 Coríntios 11,24): sua ação de graças é revivida em toda Eucaristia, associando-nos a seu sacrifício de salvação”, destacou o Santo Padre.

No Missal há várias fórmulas de Oração Eucarística, todas constituídas por elementos característicos. “Antes de tudo, há o Prefácio, que é uma ação de graças pelos dons de Deus, especialmente para enviar seu Filho como Salvador. O Prefácio termina com a aclamação do ”Santo”, normalmente cantado. É lindo cantar o “Santo”: “Santo, Santo, Santo, o Senhor”. É bom cantar”, disse o Papa.

Francisco ainda recordou que não existe esquecimento durante a Eucaristia, mas sim uma recondução a Deus. “Ninguém é esquecido. E se eu tiver qualquer pessoa, parentes, amigos, necessitados ou pessoas que passaram ​​deste mundo para outro, eu posso nomeá-los naquele momento, interiormente e em silêncio ou fazer escrever para que o nome seja lido”, exaltou.

Por fim, o Santo Padre lembrou uma fórmula antiga para compreender a Eucaristia em toda a sua plenitude. São três atitudes que jamais podem faltar aos discípulos de Jesus. “Primeiro, aprender a ‘dar graças, sempre e em todo os lugares’ e não apenas em certas ocasiões, quando tudo está certo; em segundo lugar, fazer da nossa vida um dom de amor, livre e gratuito; terceiro, construir a concreta comunhão na Igreja e com todos. Portanto, esta oração central da Missa nos educa, pouco a pouco, para tornar toda a nossa vida uma “Eucaristia”, isto é, uma Ação de Graças”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo