Quando estais reunidos em Berlim com milhares de jovens de toda a Europa e também de outros continentes para procurar, com os irmãos da Comunidade de Taizé, aprofundar as fontes da confiança, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, une-se a vós na oração e encoraja-vos a abrir caminhos de confiança em todo o mundo.
O acolhimento que recebeis, a partilha com jovens de numerosos países e os tempos de oração que vos unem e que fazem derrubar tantas barreiras humanas são para cada um de vós uma bela experiência de confiança!
Vós sabeis que a confiança não é uma infantilidade cega. Ao libertar-vos da escravatura do medo, esta confiança, alimentada na vossa fé em Cristo e na vida do seu Espírito Santo nos vossos corações, torna-vos mais perspicazes e mais disponíveis para responder aos numerosos desafios e dificuldades que os homens e as mulheres de hoje devem enfrentar. Esses precisam de pessoas vigilantes para que o fermento da esperança não sufoque. Sede vigilantes e acolhei a confiança que Cristo tem em vós, ao dirigir-vos este apelo. Perante a pobreza e as injustiças, numerosos jovens deixam-se ganhar pela revolta, pelo desespero ou mesmo pela violência. Eles precisam de vós, da paz que encontrais na vossa fé.
O Santo Padre expressa-vos a alegria que terá em vos acolher no próximo ano para o trigésimo quinto Encontro Europeu da vossa Peregrinação de Confiança através da Terra. Roma vai acolher-vos calorosamente!
De todo o coração, o Santo Padre concede a Bênção apostólica aos irmãos de Taizé, aos jovens que participam no encontro de Berlim e aos pastores e fiéis que os acolhem.