Esporte ajuda a superar barreiras, diz Papa a atletas paraolímpicos

Francisco afirmou que o esporte torna-se ocasião para promover a cultura da inclusão e rejeitar a do descarte

Da redação, com Rádio Vaticano

papa_paraolimpicos3
O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã deste sábado, 4, os atletas com deficiência do Comitê Paraolímpico italiano.

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu pela presença numerosa e por cada um deles ser portador da própria experiência como desportista e, antes de tudo, como homem e mulher, trazendo consigo as conquistas, as realizações conseguidas com tanta fadiga e mesmo com todas as dificuldades que tiveram que enfrentar.

Francisco sublinhou que cada um deles é testemunha de como é importante viver estas alegrias e essas fadigas no encontro com os outros, e poder partilhar a própria “corrida”, encontrar um grupo de amigos que te dão uma mão e onde tu dás uma mão aos outros.

papa_paraolimpicos1Em seguida, reiterou que o esporte promove contatos e relações com pessoas de diferentes culturas e ambientes, nos habitua a viver acolhendo as diferenças e a fazer destas uma oportunidade preciosa para o enriquecimento e descoberta recíproco.

Sobretudo, salientou o Papa – o esporte torna-se ocasião preciosa para se reconhecer como irmãos e irmãs em caminho, para promover a cultura da inclusão e rejeitar a cultura do descarte.

Francisco ressaltou ainda a importância dos atletas, pois a deficiência que cada um deles experimenta em algum aspecto do seu físico, através da prática desportiva e a sã competição, se transforma em mensagem de encorajamento a todos os que vivem em situações semelhantes.

Além disso, torna-se “um convite a empenhar todas as energias para fazer coisas belas em conjunto, superando barreiras que se possam encontrar à volta, e antes de tudo aquelas que estão dentro de nós, para se tornar assim um sinal de esperança”.

Por fim, o Pontífice exprimiu o desejo que o esporte seja para todos um ginásio onde cada um possa treinar cotidianamente o respeito a si mesmo e aos outros, que seja ocasião para conhecer pessoas e ambientes novos e ajude a sentir-se parte ativa da sociedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo