Visita ad Limina

Empenho na nova evangelização, pede Bento XVI a bispos australianos

O Papa Bento XVI recebeu um grupo de bispos da Conferência Episcopal da Austrália em audiência na manhã desta quinta-feira, 20, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano. Os prelados concluíram sua quinquenal visita "ad Limina".

O Pontífice ressaltou que a Igreja australiana renovou-se graças à Jornada Mundial da Juventude de Sydney e à canonização de Mary Mackillop. Ele também encorajou os bispos a se empenharem no desafio da nova evangelização.

Em seguida, pediu-lhes que continuem a reparar, com honestidade e humildade, os erros e pecados do passado cometidos por membros do clero.

A saudação ao Santo Padre foi feita pelo Arcebispo de Adelaide e presidente do episcopado australiano, Dom Philip Wilson.

A Igreja na Austrália pode olhar com confiança para os desafios do futuro, graças a dois momentos de graça que caracterizaram a sua história recente, a JMJ de Sydney e a canonização da primeira Santa australiana, Mary Mckillop:

"A Jornada Mundial da Juventude foi abençoada por um grande sucesso e continua dando frutos", disse o Papa. O clero e os fiéis "experimentaram a jovem vitalidade da Igreja" e a "perene relevância" da Boa Nova que deve ser "proclamada a todas as gerações", observou.

O Espírito Santo "não cessa de despertar nos corações dos jovens o desejo de santidade e o zelo apostólico". Daí a importância de se fazer próximo daqueles jovens que "refletem seriamente sobre a possibilidade" de dedicar a própria vida ao sacerdócio ou à vida religiosa.

Em seguida, o Pontífice deteve-se sobre a canonização de Mary MacKillop, Santa Maria da Cruz: "Em circunstâncias que muitas vezes foram de grande provação, Mary MacKillop permaneceu sempre uma mãe espiritual, repleta de amor pelas crianças e as mulheres que lhe haviam sido confiadas. Ademais, foi uma professora inovadora da juventude. Doou à Austrália e ao mundo a sua fé vigorosa transformada e dedicada numa ação paciente", disse Bento XVI, fazendo votos de que o exemplo da primeira Santa australiana "inspire as ações dos pais, dos religiosos, dos professores e daqueles que cuidam das crianças", protegendo-as do mal e oferecendo-lhes uma educação para um futuro próspero e feliz.

"Que a resposta corajosa de Santa Mary MacKillop às dificuldades que enfrentou em sua vida possam inspirar os católicos de hoje diante da nova evangelização, na difusão do Evangelho em toda a sociedade".

O Pontífice reiterou a importância da formação, a partir do catecismo, para as crianças. Ao mesmo tempo, observou que também os membros do clero devem ser assistidos e encorajados em sua formação, "com o aprofundamento da vida espiritual, num mundo a seu redor cada vez mais rapidamente secularizado".

o Papa exortou o episcopado australiano a se empenhar para sanar as feridas do passado: "É verdade que a tarefa pastoral dos senhores tornou-se mais árdua ante os pecados e erros de outros no passado, mais graves, ainda, quando cometidos por membros do clero e religiosos. Todavia, os senhores têm agora a tarefa de continuar reparando, com honestidade e transparência, os erros do passado, de modo a construir, com humildade e firmeza, um futuro melhor para todos".

Em seguida, encorajou os prelados a serem pastores das almas, junto a seus sacerdotes, conduzindo seu rebanho com amor e verdade. Por fim, expressou apreço pela nova tradução do Missal Romano, "fruto de uma extraordinária cooperação" entre os bispos e a Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo