Palavra do Papa

Discurso de Bento XVI à população de Serra San Bruno - 09/10/2011

Discurso
Encontro com a população de Serra San Bruno
Visita Pastoral a Lamezia Terme e a Serra San Bruno
Piazzale Santo Stefano, diante da Cartuxa de Serra San Bruno

Domingo, 09 de outubro de 2011

Senhor Prefeito,
Venerado Irmão no Episcopado,
distintas Autoridades,
queridos amigos de Serra San Bruno!

Estou feliz por per encontrar-vos, antes de entrar na Cartuxa, onde cumprirei a segunda parte da minha Visita Pastoral à Calábria. Saúdo a todos vós com afeto e agradeço-vos pela vossa calorosa recepção; em particular, agradeço ao Arcebispo de Catanzaro-Squillace, Dom Vincenzo Bertolone, e ao prefeito, Dr. Bruno Rosi, também pelas amáveis ​​palavras que me dirigiram. É verdade, duas visitas próximas do Sucessor de Pedro são um privilégio para a vossa comunidade civil. Mas, sobretudo, como justamente disse o prefeito, um grande privilégio é aquele de ter no vosso território esta "fortaleza" do espírito que é a Cartuxa. A própria presença da comunidade monástica, com a sua longa história que remonta a São Bruno, constitui uma constante lembrança de Deus, uma abertura para o céu e um convite a recordar que somos irmãos em Cristo.

Os mosteiros têm, no mundo, uma função muito preciosa, diria indispensável. Se, na Idade Média, eram centros de recuperação de territórios pantanosos, agora servem para "limpar" o ambiente em outro sentido: às vezes, de fato, o clima que reina em nossa sociedade não é saudável, é poluído por uma mentalidade que não é cristã, e tampouco humana, porque é dominado por interesses econômicos, preocupado sobretudo com as coisas terrenas e carente de uma dimensão espiritual. Nesse clima, não apenas se marginaliza a Deus, mas também ao próximo, e não nos esforçamos pelo bem comum. O mosteiro, pelo contrário, é um modelo de uma sociedade que coloca no centro a Deus e a relação fraterna. Disso temos tanta necessidade também em nosso tempo.

Queridos amigos de Serra San Bruno, o privilégio de ter próxima a Cartuxa é, para vós, também uma responsabilidade: fazer tesouro da grande tradição espiritual deste lugar e buscar colocá-la em prática na vida diária. A Virgem Maria e São Bruno protejam-vos sempre. De coração, abençoo a todos vós e as vossas famílias.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo