Pela primeira vez na história, o célebre coro da Abadia de Westminster, Inglaterra, cantará na Basílica de São Pedro. O evento reunirá os cantores do Coro da Capela Sistina e os membros do coro inglês no dia 28 de junho, durante as primeiras vésperas da Solenidade de São Pedro e São paulo que o Papa presidirá na Basílica de São Paulo fora dos muros e também na missa presidida por Bento XVI na Basílica Vaticana.
Foi o próprio Papa, informa um comunicado, a pedir que a colaboração musical entre as duas companhias musicais reflita a vocação cristã do coro e encoraje a rica troca de experiências entre as duas tradições litúrgicas e culturais. Já que a abadia de Westminster tem como título formal aquele de "Igreja Colegiada de São Pedro', o fato que ambos os coros celebrem juntos seus respectivos patronos dará ao evento uma importante relevância comum.
O convite de ir a Roma surgiu com a visita que Bento XVI fez a Abadia em setembro de 2010, durante a viagem apostólica na Inglaterra. O Pontífice que rezou ao lado de Rowam Willians, arcebispo anglicano de Canterbury diante da tumba de Eduardo, o confessor, teria dito que seria para ele seria um prazer se o coro de Westminster fosse a Roma na Solenidade de São Pedro e São Paulo.