O Coral Palestrina da Pró-Catedral de Santa Maria, em Dublin, viaja a Roma esta semana para cantar para o Papa Bento XVI neste domingo, 6, para a festa da Epifania.
Acompanhados pelo arcebispo de Dublin, Cardeal Diarmuid Martin, os 32 meninos e 12 adultos do coral vão cantar com o prestigiado Coro da Capela Sistina na Basílica de São Pedro, e no programa estão previstas algumas peças de seu próprio repertório, para mostrar o melhor da música litúrgica irlandesa.
O diretor do Coral Palestrina, Blánaid Murphy, disse à agência Irish Times que eles estão muito satisfeitos em aceitar o convite. É a segunda vez que um coral da arquidiocese de Dublin é convidado ao Vaticano para cantar diante do Papa.
Em fevereiro de 2009, o Coral de Nossa Senhora e da Orquestra RTÉ Concert, sob a direcção de Proinsias Ó Duinn, executou o “Messias” de Handel, na ocasião do 80º aniversário da Cidade-Estado do Vaticano.
O Coral Palestrina, fundado em 1903, é o coro único católico deste gênero na República. Um dos mais conhecidos no país, ele canta todos os domingos na missa das 11h na Pró-Catedral.