O povo da Estônia espera com muita ansiedade a visita do Santo Padre, afirma o bispo Philippe Jourdan
Da redação, com Vatican News
Segundo Dom Philippe Jourdan, Administrador Apostólico da Estônia e bispo titular de Pertusa, a viagem do Papa Francisco aos Países Bálticos está sendo aguarda com muita ansiedade pelos fiéis. A viagem do Papa tem início neste sábado, 22, e vai até terça-feira, 25.
“Na Estônia, [o papa Francisco] se reunirá com uma das menores comunidades católicas com as quais já se encontrou e em um dos países menos religiosos da Europa”, disse o bispo.
O Santo Padre chega à Estônia na terça-feira, 25, no último dia de sua Viagem Apostólica. Dom Jourdan disse que a diminuta comunidade católica na Estônia significa que as pessoas vivem um cristianismo particularmente missionário.
Leia também
.: Lituânia espera que Papa levará esperança para o futuro
“O que o Papa quis dizer que a Igreja não pode apenas esperar as pessoas em seus prédios, ela tem que sair para encontrá-los”, disse Dom Joudan.
O lado ecumênico da visita
O Papa Francisco ainda terá um encontro ecumênico com jovens da Igreja Luterana. “Todos os não-católicos e mesmo as pessoas não-religiosas, que são a maioria por aqui, estão esperando pelo Papa, com muita esperança e alegria”, afirmou Dom Jourdan.
O bispo garante que era este o objetivo assim que a visita papal foi anunciada. “Acorde meu coração” são os primeiros versos de uma canção muito conhecida na Estônia.
Vinte e cinco anos desde a última visita
Dom Jourdan disse ainda que muita coisa mudou na Estônia desde a última visita do Papa João Paulo II, em 1993, vinte e cinco anos atrás. “Hoje, o país está muito mais forte e estável do que duas décadas e meia atrás. Mas ainda há muito materialismo, secularização e certo ceticismo com relação ao futuro”, explicou.