Catequeses sobre os Salmos

Bento XVI: Ver as coisas belas que vem do Senhor, não só problemas

Na catequese desta quarta-feira, 12, o Papa Bento XVI diante de milhares de peregrinos que foram encontrar-se com ele na praça de São Pedro, no Vaticano, meditou sobre o Salmo 126, que na tradução greco latina, se refere ao 125. O papa deu continuidade a sequência de catequeses sobre os Salmos, dentro do grande ciclo de audiência gerais sobre a oração, a qual iniciou-se em maio deste ano.

Durante o discurso, o Pontífice falou da alegria e da expectativa que acompanharam o orante  e disse da atitude de louvor que deve brotar de um reconhecimento das maravilhsas realizadas pelo Senhor na vida de cada fiel.

"Caros irmãos e irmãs, na nossa oração devemos olhar mais frequentemente, como nas situações da nossa vida, o Senhor nos protegeu, guiou, ajudou e louvá-lo por tudo aquilo que fez por nós. Devemos ser mais atentos às coisas boas que o Senhor nos dá. Somos sempre atentos aos problemas, às dificuldades e quase não queremos perceber que existem coisas belas que vem do Senhor", disse o Santo padre

Acesse
.: INTEGRA: Catequese de BentoXVI sobre o Salmo 126

O Santo Padre fez referência ao caráter teólogico do Salmo 126, o qual além de demonstrar a gratidão do salmista pela libertação do Senhor, se coloca em atitude de espera diante da graça que ainda não foi realizada em plenitude.

"Assim, enquanto que na alegria se celebra a salvação recebida, a oração se abre à espera da realização plena. Por isto, o Salmo utiliza imagens particulares que, com as suas complexidades próprias, levam à realidade misteriosa da redenção, na qual se entrelaçam dons recebidos e ainda esperados, vida e morte, alegria sonhadora e lágrimas penosas", explicou.

Ao final, o Pontífice fez uma exortação a todos os fiés para que procurem entender o real sentido da espera, da dor e da expectativa para a realização da obra do

Queridos irmãos e irmãs, este salmo nos ensina que, na nossa oração, devemos permanecer sempre atentos à esperança e fortificados na fé em Deus. A nossa história, também marcada às vezes pela dor, pelas incertezas, por momentos de crise, é uma história de salvação e de "restabelecimento das sortes", enfatizou Bento XVI.

 

          

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo