Mesma de JPII

Bento XVI utilizará plataforma móvel em Missa no Vaticano

O Papa Bento XVI utilizará uma plataforma móvel para fazer o trajeto da procissão de entrada entre a sacristia e o altar central da Basílica de São Pedro na manhã deste domingo, 16. O Pontífice presidirá a Eucaristia aos participantes do encontro "Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se difunde".

A plataforma é a mesma que o Beato João Paulo II utilizava quando as enfermidades tornaram mais difíceis seus movimentos.

"O motivo é exclusivamente o de facilitar o trabalho do Santo Padre, do mesmo modo que já se faz com o papamóvel nas procissões em ambientes exteriores e na Praça de São Pedro", explicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, na manhã deste sábado, 15.

''Não há nenhuma doença ou qualquer indicação de ordem médica", assegurou padre Lombardi.

O sacerdote acrescentou que é provável que o uso da plataforma possa se tornar um costume para futuras celebrações, a fim de "aliviar o cansaço" do Papa durante as longas procissões de entrada, nas quais deve portar pesados paramentos litúrgicos. A procissão de entrada deste domingo, na Basílica Vaticana, por exemplo, conta com cerca de 100 metros.

Além disso, a plataforma, impulsionada pelos sediários pontifícios, possibilita também maior proteção com relação a potenciais agressores, como no caso de Susanna Maiolo, a desequilibrada ítalo-suíça que, no início da Missa de Natal de 2009, na Basílica de São Pedro, pulou a barreira de proteção em direção ao Papa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo