Bento XVI visitará no próximo sábado, dia 10, o "Mosteiro de São Gregório al Celio", em Roma, por ocasião do milênio de fundação do Sacro Ermo de Camaldoles e em concomitância com a visita do Arcebispo anglicano de Canterbury, Rowam Willians.
O Primaz da Comunhão Anglicana será recebido em audiência pelo Pontífice na manhã de sábado, no Vaticano.
Às 17h30 locais, o Papa presidirá às Primeiras Vésperas no mosteiro romano, pela Festa do Trânsito de São Gregório Magno. Com o encontro entre Bento XVI e Rowan Williams, pela terceira vez, um Papa e um Primaz da Comunhão Anglicana se encontrarão no "Celio", no mosteiro do qual Gregório Magno escolheu Agostinho e os seus 40 monges para levar o Evangelho aos Anglos.
Em comunicado, o Prior do mosteiro faz votos de que o encontro entre o Papa e o Arcebispo de Canterbury sirva de estímulo "para todos os fiéis, católicos romanos e anglicanos", a fim de que visitando os túmulos dos Apóstolos "não se esqueçam de reforçar também o seu compromisso a demonstrar, com o estudo e com a partilha na caridade, o desejo de alcançar a plena unidade dos cristãos.
Significativamente, está previsto para o final das Vésperas que o Papa e o Arcebispo de Cantuária irão à Capela de São Gregório para acender uma vela em honra ao santo. Além disso, se prevê que os dois líderes religiosos colocarão na capela uma cruz de pedra céltica proveniente de Caterbury e, talvez, também um ícone.
Consolida-se assim a longa tradição do laço entre a Comunhão Anglicana e o mosteiro camaldoles romano, ulteriormente reforçado após o Concílio Ecumênico Vaticano II.