A paz no Oriente Médio e a situação crítica que atravessa a Europa foram os temas abordados esta manhã. "Os encontros, realizados numa atmosfera amigável, mostram as boas relações existentes entre Santa Sé e República de Chipre", afirma num comunicado a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Foi também ressaltado a importância do diálogo e do respeito pelos direitos humanos, dentre eles a liberdade religiosa. O Chipre exerce a presidência rotativa da União Europeia. "Espera-se, então, que as iniciativas de diálogo e de paz entre as partes em conflito no Oriente Médio alcancem resultados positivos com a ajuda da comunidade internacional" – destaca a nota.
Após o encontro com o Papa, o presidente cipriota encontrou-se com o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
Bento XVI visitou a ilha de Chipre de 4 e 6 de junho de 2010 para entregar o Instrumentum Laboris (Instrumento de Trabalho) do Sínodo para o Oriente Médio que se realizou em outubro desse mesmo ano, no Vaticano.