Bento XVI recebeu nesse domingo, 1º, uma miniatura da estátua do Cristo Redentor. A réplica foi entregue, após a Missa de Ramos celebrada na Praça de São Pedro, pelo Governador Sérgio Cabral, que disse ao Papa que o presente é “uma demonstração de que o povo do Rio de Janeiro está ansioso para recebê-lo em 2013”.
Depois da visita de 2007 a São Paulo e Aparecida, Bento XVI voltará ao Brasil pela primeira vez para a Jornada Mundial da Juventude, evento que deverá reunir milhões de jovens no Rio de 23 a 28 de julho do ano que vem.
Além da miniatura, uma cópia da estátua, de 3,8m, foi posicionada dentro do Vaticano, em um local do caminho que o Papa percorre em direção da Sala Paulo VI, onde concede as audiências-gerais. O governador estava acompanhado do Prefeito, Eduardo Paes, e do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
Segundo Paes, que conversou com o Papa sobre o calendário de grandes eventos no Rio de Janeiro, “o Papa fez um comentário muito especial: disse que o Rio vai receber os eventos mais importantes nos próximos anos, como a Copa e as Olimpíadas, mas nenhum será tão marcante para a cidade e também mais trabalhoso para organizar como a Jornada Mundial da Juventude. Concordei que será um momento muito especial para recebermos quatro milhões de jovens do mundo inteiro em uma grande celebração de fé e paz”,– disse o Prefeito.
Por sua vez, o Governador disse ter mostrado a Bento XVI uma foto da família e pedido sua bênção a ela, ao povo do Rio de Janeiro e, especialmente, ao Presidente Lula: “O Papa ficou emocionado e disse que estava muito feliz em saber que o Presidente Lula havia sido curado do câncer. O Papa mandou um grande abraço ao povo brasileiro. Foi um momento muito especial que nos inspira e nos fortalece para fazer a maior, melhor e mais bonita de todas as Jornadas Mundiais da Juventude”, declarou Sérgio Cabral.
Preparativos JMJ 2013
O Comitê Organizador da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará no Rio de Janeiro em julho de 2013 participou na Itália de um encontro promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos com os agentes da Pastoral da Juventude de todo o mundo.
A reunião, que terminou nesse domingo, reuniu delegados de 98 países, e os comitês organizadores da JMJ Madri 2011 e Rio 2013. O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, acompanhou todo o evento.
Integrando a comitiva brasileira estavam presentes o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva e o assessor da Comissão, padre Carlos Sávio, que apresentaram os trabalhos até agora realizados pelo comitê organizador.
Durante a habitual oração mariana do Angelus, o Papa fez uma saudação especial em português ao Governador, ao Prefeito e ao Arcebispo do Rio, além de dirigir um cumprimento especial a todos os peregrinos brasileiros e ao Comitê Organizador da JMJ 2013.