Palavra do Papa

Angelus de Bento XVI - Visita Pastoral à Calábria - 09/10/2011

Angelus
Visita Pastoral a Lamezia Terme e a Serra San Bruno
Zona ex-Sir, periferia industriale di Lamezia Terme

Domingo, 09 de outubro de 2011



Queridos irmãos e irmãs,

enquanto nos aproximamos do final de nossa Celebração, dirijamo-nos com filial devoção à Virgem Maria, que, neste mês de outubro, veneramos particularmente com o título de Rainha do Santo Rosário. Sei que muitos são os Santuários marianos presentes nesta vossa terra, e me alegro em saber que, na Calábria, é viva a piedade popular. Encorajo-vos a praticá-la constantemente à luz dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, da Sé Apostólica e dos vossos pastores. A Maria, confio com afeto a vossa Comunidade diocesana, para que caminhe unida na fé, na esperança e na caridade. Ajude-vos a Mãe da Igreja a ter sempre no coração a comunhão eclesial e o compromisso missionário. Sustente os sacerdotes no seu ministério, ajude os pais e os educadores na missão educativa, conforte os doentes e os sofredores, conserve nos jovens um ânimo puro e generoso.

Invoquemos a intercessão de Maria também para os problemas sociais mais graves deste território e de toda a Calábria, especialmente aquele do trabalho, da juventude e da proteção das pessoas deficientes, que requerem atenção por parte de todos, em particular das Instituições. Em comunhão com os vossos Bispos, exorto, em particular a vós, fiéis leigos, a não deixar de dar a vossa contribuição de competência e de responsabilidade pela construção do bem comum.

Como sabeis, hoje, à tarde, dirigir-me-ei à Serra San Bruno para visitar a Cartuxa. São Bruno veio a esta terra há nove séculos, e deixou um sinal profundo com a força da sua fé. A fé dos Santos renova o mundo! Com a mesma fé, também vós renoveis hoje a vossa, a nossa amada Calábria!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo