Palavra do Papa

Angelus de Bento XVI - 11/09/2011


Angelus no Encerramento do XXV Congresso Eucarístico Nacional
Viagem Pastoral a Ancona (Itália)
Domingo, 11 de setembro de 2011

Queridos irmãos e irmãs.

Antes de concluir esta solene Celebração Eucarística, a oração do Angelus nos convida a nos espelharmos em Maria Santíssima, para contemplar o abismo do amor do qual provém o Sacramento da Eucaristia. Graças ao “fiat” da Virgem, o Verbo se fez carne e veio habitar em meio a nós.

Meditando o mistério da Incarnação, nos voltamos todos, como a mente e o coração, em direção ao Santuário da Santa Casa de Loreto, da qual estamos separados por poucos quilometros. A terra marchigiana é toda iluminada pela presença espiritual de Maria no seu histórico Santuário, que torna ainda mais belas e mais doces estas colinas.

A ela confio neste momento a cidade de Ancona, a diocese, Marche e toda a Itália, a fim que no povo italiano esteja sempre viva a fé no Mistério Eucarístico, que em cada cidade e em cada país, dos alpes à Sicilia, se torne presente Cristo Ressucitado, fonte de esperança e conforto para a vida cotidiana, especialmente nos momentos difíceis.

Hoje o nosso pensamento se volta também para o 11 de setembro de dez anos atrás. Ao recordar ao Senhor da Vida as vítimas dos atentados executados naquele dia e as suas famílias, convido os responsáveis das Nações e os homens de boa vontade a rejeitar a violência, como solução dos problemas, a resistir à tentação do ódio e a operar na sociedade, inspirando-se nos princípios da solidariedade, da justiça e da paz.

Pela intercessão de Maria Santíssima, peço, enfim ao Senhor de recompensar todos aqueles que trabalharam na preparação e na organização deste Congresso Eucarístico Nacional, e a estes dirijo de coração o meu mais vivo agradecimento.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo