Palavras do Santo Padre

Agradecimento do Papa aos cidadãos de Castel Gandolfo

Queridos irmãos e irmãs,

Está para se concluir o período de verão deste ano que habitualmente passo neste gentil e acolhedor lugar, a mim sempre mais querido. Castel Gandolfo, também neste ano, abriu suas portas aos muitos peregrinos e visitantes vindos para se encontrar com o Papa e rezar junto dele, especialmente nos domingos para o encontro do Angelus e tantas vezes às quartas-feiras para a Audiência Geral.

Nesses meses admirei, mais uma vez, a solicitude e a generosidades de tantas pessoas empenhadas para garantir a necessária assistência a mim e aos meus colaboradores, como também aos hospedes e peregrinos que vêm me visitar. Por tudo isso, desejo expressar o meu profundo reconhecimento a cada um de vocês, que fizeram possível a minha serena permanência aqui.

Saúdo com afeto primeiramente o irmão Bispo de Albano Laziale, Dom Marcello Semeraro, e lhe sou grato pela bondade que sempre teve comigo. Saúdo o pároco e a comunidade paroquiana de Castel Gandolfo, juntamente às comunidades religiosas e leigas, masculinas e femininas, presentes neste território.

Neste meses senti a proximidade espiritual deles e lhes agradeço de coração, desejando que todos possam corresponder com renovada generosidade ao chamado de Deus, gastando as próprias energias a serviço do Evangelho.
 
Uma saudação especial dirijo ao senhor prefeito e aos componentes da Administração Municipal. Obrigado por vossa atenção e por tudo aquilo que fizeram por mim e por meus colaboradores durante estes meses. Por meio de vocês, queridos administradores públicos, agradeço e saúdo todos os cidadãos, com um pensamento especial às pessoas anciãs e enfermas, as quais asseguro com afeto as minhas recordações em minhas orações.

Dirijo-me, agora, aos dirigentes e funcionários dos diversos serviços governamentais: seguranças, os jardineiros, os servidores técnicos, sanitários, bem como a Guarda Suíça Pontifícia. Queridos amigos, expresso sincera estima e grande apreço pelo trabalho que cotidianamente realizaram, garantindo assistência e segurança a todo Palácio Apostólico e à Vila Pontifícia.

Agradeço, depois, os funcionários e os agentes das diversas Forças da Ordem italiana, por vossa assídua colaboração, como também os oficiais e aviadores da 31° Batalhão da Aeronáutica. Se tudo transcorreu com tranquilidade e serenidade, se deve, sem dúvida, a vossa presença e vosso qualificado serviço.

Caros irmãos e irmãs, a todos expresso o reconhecimento mais sincero. Obrigado ainda por vossa presença neste encontro, de modo especial, àqueles que expressaram seus sentimentos. Asseguro, da minha parte, que não deixarei de rezar por cada um de vocês e por todas as vossas intenções e vos peço que recodem de mim em vossas orações.

O Senhor, rico de bondade e de misericórdia, que não deixa faltar ajuda àqueles que confiam Nele, seja sempre vosso sustento. Sobre vocês venha a proteção materna da Virgem Maria, que no mês de outubro invocaremos de modo especial com a recitação do santo Rosário. Seja ela a acompanhar-vos e vossas família em cada momento. Com todo sentimento, lhes abençoo com afeto, vossos familiares e todos as pessoas a vos são queridas. Obrigado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo