4 de janeiro

Padre Léo: após 13 anos de saudade, o início do caminho à beatificação

13 anos após sua morte, lembrada neste sábado, 4, padre Léo entrará em processo de beatificação no dia 7 de março

Jéssica Marçal
Da Redação

Padre Léo ficou conhecido por suas pregações e jeito peculiar de evangelizar / Foto: Arquivo Canção Nova

13 anos de vida eterna de padre Léo. Neste sábado, 4, recorda-se o falecimento do sacerdote que ficou muito conhecido por suas pregações e seu jeito peculiar de evangelizar. Neste ano, a data é lembrada de forma especial, já na expectativa pela abertura oficial do processo de beatificação de padre Léo no próximo dia 7 de março.

A simplicidade e o humor foram grandes marcos no seu modo de evangelizar. Contando “causos” do dia a dia, as pregações de padre Léo arrastavam multidões e foram responsáveis por muitas histórias de conversão. Tantos são também os testemunhos de graças alcançadas por intercessão do sacerdote, relatos esses que têm sido reunidos pela Comunidade Bethânia, fundada por padre Léo, desde que ele faleceu.

“Como era início de tudo, nós estávamos retomando a vida da Comunidade logo depois do falecimento do padre Léo, nós fomos recolhendo essas graças, guardando e vivendo isso internamente na Comunidade. Até que, à medida que o tempo foi passando, essas graças foram aumentando”, conta o presidente da Comunidade Bethânia, padre Vicente de Paula Neto, em entrevista concedida à Canção Nova em dezembro passado.

Leia também
.: Estátua do Padre Léo é inaugurada em Cachoeira Paulista

Ele revela que muitas pessoas, entre bispos e religiosos, incentivaram a Comunidade a entrar com o pedido para a beatificação do sacerdote, o que de fato aconteceu após um processo de discernimento interno. O pedido foi feito e, num primeiro passo, autorizado pelo arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Wilson Tadeu Jönck, scj. Tendo recebido também o aval do Vaticano, a data da abertura oficial do processo foi anunciada em 8 de dezembro passado, dia em que padre Léo completaria 29 anos de sacerdócio. Padre Léo estará oficialmente em processo de beatificação a partir de 7 de março de 2020.

Padre Léo faleceu em 4 de janeiro de 2007 vítima de uma infecção generalizada devido a um câncer no sistema linfático. Mas esses 13 anos não são lembrados como anos de morte, e sim como anos de “vida atuante de padre Léo no céu”. Tanto que a data é celebrada como “13 anos da eternidade do padre Léo”.

“Para nós é muito forte a presença do padre Léo intercedendo por nós; é o céu que está perto de nós. Os nossos mortos não nos deixam, eles estão mais perto de nós agora do que antes porque agora eles estão vivos em Deus. Quem cuidava tanto da gente aqui na terra não vai cuidar no céu? Claro que vai!”, afirma padre Vicente.

Padre Vicente conta que ainda hoje é comovente a forma como as pessoas tratam padre Léo, com uma intimidade muito grande, dizendo: “Padre Léo mudou a minha vida”. “O que mais me impacta ainda hoje são os testemunhos de conversão, porque o padre Léo tem esse dom: ele toca todas as faixas etárias, homem, mulher, gente da cidade, gente do campo, pessoas muito simples e pessoas letradas, pessoas de outras denominações religiosas”.

Padre Léo carregou esse dom consigo e permaneceu firme em sua missão de evangelizar mesmo estando doente. Já bastante debilitado, em novembro de 2006, encontrou forças para deixar um último ensinamento: “Buscai as coisas do alto”, título de sua última pregação, realizada no Acampamento Hosana Brasil, da Comunidade Canção Nova.

Programação especial nesse dia

Fazendo memória de padre Léo, a TV Canção Nova exibe, a partir das 9h30, uma programação especial nesse 4 de janeiro. A programação inclui a reprise de duas palestras da série “Buscai as Coisas do Alto”: “Imitar as virtudes da Sagrada Família” e “Gaste tempo com seu filho”.

Os programas “Juntos Somos Mais”, às 11h30, e “Minha Família é assim”, às 12h30, serão diretamente do Memorial Pe. Léo, em Lorena (SP). Às 16h, será transmitida a Santa Missa pelos 13 anos de Eternidade do sacerdote no Santuário do Pai das Misericórdias.

Para a ocasião, os telespectadores também poderão assistir a dois documentários sobre o sacerdote: às 12h – “Padre Tarcísio Gonçalves Pereira” e, às 15h30, “Pe. Léo – a Busca da Santidade”. A programação especial termina com a reprise do show “Amigos do Pe. Léo” às 21h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo