Confirmado

Zika vírus provoca a microcefalia, informa EUA

Pesquisadores norte-americanos confirmam relação entre Zika e microcefalia; ligação já havia sido indicada pelo governo brasileiro

Da Redação, com ANSA

650x375_dengue_1587230

Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirma relação entre vírus zika e microcefalia./ Foto: Agência Brasil

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou que o vírus zika causa microcefalia e outros graves problemas cerebrais em fetos, como já havia sido indicado pelo Ministério da Saúde do Brasil, em dezembro passado.

“Agora, está claro que o vírus provoca a microcefalia. Confirmamos o que crescentes provas já tinham sugerido”, declarou o diretor do CDC, Tom Frieden, acrescentando que a notícia representa um “ponto de virada” na luta contra o zika.

Frieden também frisou a importância de mulheres grávidas tomarem as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo vírus. Até então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tratava a ligação entre zika e microcefalia apenas como uma possibilidade, ainda que bastante forte.

O possível elo entre o vírus e a má formação cerebral em fetos levou a entidade a declarar estado de emergência internacional contra a disseminação do zika no último mês de fevereiro. O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, embora existam suspeitas sobre o contágio por meio de relações sexuais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo