Federação Italiana de Tênis

Vitória obtida com doping é estéril, diz Papa

Papa Francisco encontrou-se hoje com a Federação Italiana de Tênis e destacou que os atletas precisam ser modelos a imitar

Rádio Vaticano

O Papa Francisco voltou a falar da importância do esporte ao receber nesta sexta-feira, 8, na Sala Paulo VI, cerca de sete mil membros da Federação Italiana de Tênis.

Em seu discurso, o Papa reiterou que a Igreja reconhece que a prática de esportes incide na formação da pessoa, nas relações e na espiritualidade. “Vocês, atletas, têm uma missão a cumprir: poder ser válidos modelos a imitar para quem os admira. E também os dirigentes, treinadores e agentes esportivos são chamados a testemunhar valores humanos, mestres de uma prática esportiva que seja sempre leal e límpida.”

Falando de modo especial do tênis, Francisco o considera uma modalidade “muito competitiva”, mas a pressão por obter resultados significativos jamais deve levar a procurar atalhos, como acontece no caso do doping. “Como é feia e estéril a vitória que se conquista desrespeitando as regras e enganando os outros”, disse.

O Pontífice citou o Apóstolo Paulo, que usa o exemplo de um atleta para ilustrar uma característica importante da existência humana. “Não sabeis que aqueles que correm no estádio, correm todos, mas um só ganha o prêmio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo.”

Num certo sentido, notou o Papa, esta é a experiência cotidiana no tênis. Mas São Paulo se refere ao desafio de dar um significado último à própria vida.

“Portanto, gostaria de exortar cada um de vocês a colocar-se em jogo não somente no esporte, mas na vida, em busca do bem, do verdadeiro bem, sem medo, com coragem e entusiasmo. Coloquem seus dons a serviço do encontro entre as pessoas, da amizade e da inclusão.”

De 7 a 17 deste mês, a cidade de Roma hospeda o torneio “Internacional de Tênis”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo