Repercussão do anúncio

Visita muito aguardada, diz núncio sobre ida do Papa à Bósnia

Núncio apostólico na Bósnia-Herzegovina diz que a visita de Francisco a Sarajevo confirma sensibilidade do Pontífice com os pobres

Da Redação, com Rádio Vaticano

A escolha do Papa Francisco por visitar Sarajevo confirma sua sensibilidade com os pobres, declarou o núncio apostólico na Bósnia Herzegovina, Dom Luigi Pezzuto. Ele concedeu entrevista aos jornalistas neste domingo, 1º, após o anúncio da visita ser feito pelo próprio Papa na Praça São Pedro. Francisco visita Sarajevo no próximo dia 6 de junho.

Segundo o núncio, a visita já era esperada há algum tempo. O líder máximo muçulmano local já havia pedido ao núncio que convidasse o Papa para ir à Bósnia, pois isso faria muito bem a todos mesmo que fosse só à capital Sarajevo, por questão de tempo.

Dom Luigi recordou o cruzamento de culturas e religiões na capital bósnia, motivo pelo qual a visita do Pontífice assume também um significado particular nesse momento histórico. “É importante para a paz. O processo de paz – é claro, como em todo país – está em ação, mas nunca está completo. E depois há também a questão do diálogo religioso, inter-religioso e ecumênico. Então é claro que esta viagem a Sarajevo tem um significado muito grande, direi altíssimo”.

Com a decisão de ir para a Bósnia-Herzegovina, Francisco reitera, uma vez mais, seu desejo de encontrar as igrejas de todo o mundo e sua atenção para com as periferias. Como características dessa periferia bósnia, Dom Luigi citou as vítimas da guerra, que terminou há menos de 20 anos, pessoas vitimadas em vários aspectos: físico, psíquico e social. “A visita se insere no estilo do Papa, que vai ao encontro das necessidades”.

A expectativa do núncio é de que a visita de Francisco a Sarajevo possa realmente dar frutos tanto para a Igreja local quanto para toda a sociedade bósnia, nos níveis religioso e cultural. “De modo que realmente se possa andar rumo a um clima, uma situação de paz e de convivência. Este processo já começou, mas deve amadurecer, deve ser levado ao cumprimento”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo