As celebrações por ocasião da beatificação do Servo de Deus João Paulo II não param. Neste sábado, 30, acontece às 20h (Horário local. Transmissão às 18h, pela TVCN) uma vigília que fará homenagem ao Papa polaco, em que será mostrado acontecimentos marcantes de sua história, testemunhos de pessoas que conviveram próximo a ele, além de apresentações musicais e a recitação do Rosário.
A vigília acontece no Circo Máximo, arena da Roma Antiga construída por volta do ano 70 a.C e que foi palco do martírio de muitos cristãos sob o mandato do imperador Nero (54 d.C). Esta vigília também não deixa de ser o cumprimento de uma profecia de Tertuliano – “sangue dos mártires, sementes de novos cristãos” -, porque cristãos do mundo inteiro estarão pisando neste solo que foi regado pelo sangue de seus irmãos.
A vigília pretende ser uma preparação para um grande presente. E que presente seria este? A beatificação de João Paulo II, além de ser um momento de reflexão, comunhão com pessoas do mundo inteiro presentes em Roma.
Acesse
.: Fotos no Flickr
Veja também
.: Diário de bordo da cobertura da beatificação de JPII
.: Página especial da beatificação de JPII
.: Confira como será a cobertura da TVCN na beatificação de JPII
.: Programa completo para beatificação de JPII é divulgado
O evento será apresentado por uma jornalista italiana e aberto com a apresentação da Orquestra Santa Cecília que pertence ao Vaticano e terá a regência de monsenhor Marco Frisina. Um ícone de Nossa Senhora Salus Popoli Romani ("Salvação do povo de Roma") será trazido ao palco e jovens de várias paróquias do mundo inteiro estarão trazendo luzes junto à imagem da Virgem Maria. Esta primeira parte terá seu final com testemunhos de pessoas que conviveram com o Papa, como seu secretário pessoal, Cardeal Stanislaw Dziwisz, o ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Navarro Vals, e Irmã Marie Simon-Pierre que recebeu a cura milagrosa de João Paulo.
Momento especial e marcante desta vigília será o momento mariano com a recitação do Rosário meditando os mistérios luminosos, que foi introduzido por João Paulo II no ano de 2002. Este Rosário será rezado em conexão com os santuários marianos espalhados pelos cinco continentes. O primeiro será o santuário de Cracóvia, depois o da Tanzânia, logo após um santuário do Líbano, o de Guadalupe, no México, e, por último, o Santuário de Fátima, em Portugal.
Circo Máximo
O local da Vigília já está todo preparado. Uma enorme infra-estrutura televisiva foi montada no local, pois se trata de um evento de magnitude mundial. O Circo Máximo, ou Circo de Nero como ficou conhecido, foi uma das primeiras construções de Roma construído para entretenimento do povo romano. A princípio sua capacidade era de 250 mil pessoas sendo aumentado este número para 385 mil pelo imperador Julio Cesar.
As atividades do circo giravam em torno de corrida de cavalos, esportes etc. Mais tarde, com o imperador Nero, o circo foi palco de barbáries como os gládios e o martírio de cristãos que eram, diariamente, jogados às feras para o divertimento do povo romano.