Riqueza insubstituível

Vida Monástica é tema de encontro no Vaticano

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica vão se reunir, a partir de amanhã, 18, para sua plenária, que este ano será dedicada ao tema "A vida monástica e o seu significado na Igreja e no mundo de hoje".

A finalidade do encontro é reafirmar o valor da vida monástica, "riqueza insubstituível para a vida da Igreja". Em especial, a plenária vai analisar a vida monástica feminina e os seus desafios, como, por exemplo, a queda do número de vocações e a dificuldade no discernimento vocacional. Esses desafios acabam por interferir na experiência da clausura, colocando em risco a vitalidade e a possibilidade de sobrevivência de algumas comunidades, particularmente na Europa e na América do Norte.

Ao mesmo tempo, existem realidades eclesiais na Ásia, África e em parte da América Latina nas quais a vida monástica floresce: há vocações, as comunidades crescem e abrem-se novas congregações. O panorama da vida monástica, portanto, é extremamente diversificado.

Atualmente, os monges na Igreja são 12.876, residentes em 905 mosteiros. Já as monjas são 48.493, residentes em 3520 mosteiros, a maior parte dos quais (2/3) se encontra na Europa.

A Plenária será aberta pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Franc Rode, que hoje foi recebido pelo Papa. A reunião conclui-se no dia 20.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo