BLECAUTE

Vida em Lisboa volta ao normal após corte abrupto de energia

Trens e metrôs voltaram a funcionar normalmente após o blecaute mais severo da história de Portugal, que também atingiu outras regiões da Europa

Da redação, com Reuters

Trens, metrôs e semáforos voltaram ao normal em Lisboa / Foto: Reprodução Reuters

A vida em Lisboa começou a voltar ao normal na terça-feira, 29, após Portugal ter religado a energia após o pior apagão da sua história.

Os semáforos foram religados, os serviços de comboio e metro retornaram lentamente, as escolas reabriram e os hospitais voltaram a funcionar.

Os passageiros lutaram contra atrasos para voltar ao trabalho após uma interrupção que deixou pessoas presas em elevadores e sem contacto telefónico com as suas famílias.

“Eu estava a trabalhar remotamente, o meu filho mais novo estava doente e ficou em casa, o mais velho estava na escola, a escola estava a funcionar, por isso era apenas a dificuldade de não ter comunicação. Não consegui usar o telefone, por isso não pude continuar a trabalhar”, disse Celia Pina, 53.

A operadora de rede elétrica espanhola REE descartou na terça-feira um ataque cibernético como causa. A empresa afirmou ter identificado dois incidentes de perda de geração de energia, provavelmente de usinas solares, no sudoeste da Espanha, que causaram instabilidade no sistema elétrico e levaram à interrupção de sua interconexão com a França.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo