Neste domingo

Via Sacra sobre a CF 2014 é realizada em Roma

Peregrinação acontece há dez anos com o objetivo de refletir sobre a Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB

Da redação, com CNBB

Dentro das atividades da Campanha da Fraternidade 2014 que propõe reflexão sobre o tráfico de pessoas, um grupo de peregrinos brasileiros participou neste domingo, 6, da tradicional Via Sacra pelas ruas de Roma.

Antes do trajeto penitencial, os fiéis participaram da Missa na igreja Nossa Senhora de Lourdes.  Em seguida, o grupo percorreu as ruas de Roma meditando as estações da Via Sacra da Fraternidade.

Ao chegar à Via da Conciliação, que dá acesso à Praça São Pedro, o grupo meditou a última estação e realizou um ato contra o tráfico de pessoas – tema da Campanha da Fraternidade deste ano – e o trabalho escravo. O ato reforçou também sobre os perigos que apresenta o turismo sexual internacional durante grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo que ocorrerá no Brasil, em junho.

A peregrinação realizada durante a Quaresma acontece há dez anos com o objetivo de meditar os textos e orações da CF promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com a organização da caminhada, este ano as meditações estavam em sintonia com o convite do Papa Francisco de viver “envolvido na luta pela justiça social a partir do Evangelho.

Uma novidade para esta edição da caminha penitencial foi a tradução do texto da Via Sacra da CNBB para a língua italiana. O objetivo é agregar, durante o percurso, maior número de peregrinos, inclusive não brasileiros.

A Via Sacra encerrou com concentração na Praça de São Pedro onde os peregrinos acompanharam a Oração do Angelus.

Ao final da oração o Papa se dirigiu em especial aos brasileiros: “Saúdo o grupo brasileiro ‘Fraternidade e Tráfico Humano’”, momento em que foi levantada a faixa que acompanhou toda a caminhada, com a frase: “Com a vida não se joga”!

Após o Angelus, o grupo cantou canções religiosas brasileiras contagiando os presentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo