Meditações deste ano foram escritas por Dom Giancarlo Bregantini, arcebispo de Campobasso-Boiano, um bairro afastado de Roma
Da redação, com Rádio Vaticano
Nesta Sexta-feira Santa, 18, no Coliseu, a Via Sacra presidida pelo Papa Francisco irá refletir sobre a crise econômica e as suas graves consequências, sobre as histórias dos imigrantes e sobre os males que ceifam a vida de muitos jovens.
Os textos das meditações, escritas pelo Arcebispo de Campobasso-Boiano, Dom Giancarlo Bregantini, está disponível no site do Vaticano.
Acesse
.: Meditação da Via Sacra no Coliseu em português
Nas 14 estações da Via Sacra, as reflexões abordam as chagas do mundo atual como o drama dos imigrantes, as feridas das mulheres que são vítimas de violência, a dor daquelas mães que perderam os seus filhos em guerras, no abismo das drogas ou do álcool.
Porém, o arcebispo também ressalta a certeza da esperança, na qual, dentro da prova, a oração intensa a Deus torna mais leve a cruz de cada um. E assim, de Cristo se aprende a aceitar as fragilidades e não desanimar por qualquer falha.
No madeiro da cruz de Cristo estão os pecados do homem, Jesus leva-os consigo ao Calvário, para ensinar que a vida deve ser vivida não na injustiça, mas criando “pontes de solidariedade”, “vencer o medo do isolamento, recuperando a estimativa pela política” e procurando soluções comuns para os problemas sociais, ressalta o conteúdo central das meditações.