Crise na Venezuela

Venezuela: Cardeal Urosa repudia a violência e Hummes leva apoio ao povo

Cardeal brasileiro realiza uma visita a Venezuela nestes dias

Da redação, com Rádio Vaticano

A situação na Venezuela piora a cada dia: mergulhada em uma crise política e com a economia colapsada, a insatisfação e a violência estão aumentando. Na última quarta-feira, 5, manifestantes favoráveis ao presidente invadiram a Assembleia Nacional, onde a oposição tem maioria. O grupo atirou pedras e disparou tiros. O ataque deixou 15 feridos entre parlamentares e jornalistas.

O Cardeal venezuelano Jorge Urosa Savino, em declaração pública, condenou e rechaçou totalmente o ataque à Assembleia, repudiando sobretudo a inércia da Guarda Nacional, que não reagiu para impedir a irrupção.

“É inaceitável que o Governo tenha permitido a agressão violenta de que foram alvo, em 5 de julho, os deputados da Assembleia Nacional (AN), bem como cerca de cem jornalistas e convidados especiais e funcionários, num total de cerca de 300 pessoas”, afirmou.

Em nova onda de protestos, nesta quinta-feira, 6, em Caracas, a polícia disparou bombas de gás lacrimogênio e nem as crianças foram poupadas. Tiveram que ser atendidas por paramédicos no local.

Cardeal Hummes visita a Venezuela

O cardeal brasileiro Cláudio Hummes, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e da REPAM, encontra-se na Venezuela para divulgar o trabalho da rede e expressa sua solidariedade e apoio aos venezuelanos.

Dom Hummes falou sobre a forte crise no país, na qual tanto a Igreja como o povo estão sofrendo muito. “A crise e o sofrimento são muito grandes e para mim um dos objetivos [da visita] é estar um pouco junto, para mostrar que todos nós estamos querendo de alguma forma contribuir, seja com uma simples visita e apoio, seja com a nossa oração, estar junto ao povo venezuelano neste momento difícil. Tenho certeza que os bispos vão apreciar esta visita de apoio e proximidade, enfim… a visita tem uma importância especial”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo