Economia

Venda de carro no país deve ter novo recorde em 2010

As vendas de veículos no Brasil devem crescer 9,3 por cento em 2010, para novo recorde de 3,4 milhões de unidades. A projeção é da Anfavea, associação que representa as montadoras no país, que também melhorou suas estimativas para a indústria automotiva em 2009.

Em novembro, a produção de veículos recuou 8 por cento contra outubro, a 292,1 mil unidades, mas subiu 48 por cento sobre novembro do ano passado, segundo a Anfavea.

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mês passado no país totalizaram 251,7 mil unidades, queda de 14,5 por cento em relação a outubro, porém avanço de 41,5 por cento sobre novembro de 2008.

Nos 11 primeiros meses do ano, as vendas subiram 8,5 por cento, para 2,85 milhões de unidades, impulsionadas pelo incentivo às vendas com a redução do IPI sobre veículos, em medida tomada pelo governo para contornar os efeitos da crise global de meados do ano passado sobre o setor.

A Anfavea mostrou ainda mais otimismo em relação às vendas no mercado interno fechadas em 2009, esperando aumento de 10,3 por cento, para número inédito de 3,11 milhões de unidades, e não mais de 6,4 por cento.

A produção neste ano ainda acumula queda de 6 por cento, em 2,93 milhões de unidades. Apesar disso, a Anfavea melhorou sua projeção para produção no acumulado de 2009. A estimativa agora é de estabilidade na comparação com 2008, com 3,22 milhões de veículos produzidos. A projeção anterior era de recuo de 5,2 por cento.

Para 2010, conforme a associação, a produção deve chegar a 3,39 milhões de veículos, alta de 5,4 por cento.

"Crescimento na produção, crescimento na demanda. As projeções consideram os benefícios fiscais até o fim de março (de 2010) […] Com esses números consolidamos o Brasil como o quinto maior mercado e sexto maior produtor do mundo", disse o presidente da Anfavea, Jackson Schneider. 

A Fiat manteve a liderança do mercado interno de veículos em novembro, seguida por Volkswagen, GM e Ford.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo