Em 2012

Vaticano vai expor bula que deu origem a Tratado de Tordesilhas

O Vaticano vai expor em 2012 a bula Inter Coetera (1493), do Papa Alexandre VI, que instaurou a delimitação dos territórios descobertos por espanhóis e portugueses, posteriormente corrigida pelo Tratado de Tordesilhas (1494).

O documento papal é um dos cem escolhidos para a mostra mostra multimídia Lux in Arcana – O Arquivo Secreto do Vaticano revela-se. A bula Inter Coetera dividia o chamado "novo mundo" entre Portugal e Espanha, através de um meridiano situado "100 léguas" a oeste do arquipélago do Cabo Verde. A coroa portuguesa viria a promover a negociação de um novo acordo, o Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu um novo meridiano a 370 léguas das ilhas cabo-verdianas.

A exposição Lux in Arcana vai ser acolhida pelo Capitólio, edifício que alberga as autoridades municipais de Roma.

Leia mais
.: Documentos secretos do Vaticano serão expostos em museu

Entre as 100 obras escolhidas, encontram-se ainda o códice do processo (1616-1633) do físico italiano Galileu Galilei, a carta ao parlamento inglês, de Clemente VII, sobre o casamento do rei Henrique VIII (1530) e o ‘Dictatus Papae’ de Gregorio VII (1073-1085), que estabelecia a primazia do poder do Papa sobre o poder político, um dos documentos mais antigos da mostra.

O Arquivo Secreto do Vaticano tem um site próprio, no qual é possível encontrar parte do espólio com mais de mil anos. Ao longo de 85 quilômetros de estantes, distribuem-se mais de 630 fundos de arquivos diferentes.

O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, por volta de 1610, ainda que sua história recue nos séculos, já que nasceu, desde cedo, a tradição de os Papas guardarem a documentação que se referia ao exercício da sua própria atividade. O documento mais antigo conservado no Vaticano é o famoso Liber Diurnus Romanorum Pontificum, livro de fórmulas da chancelaria pontifícia, do século VIII.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo