Coordenadores regionais do Apostolado do Mar participam, a partir de hoje, 16, no Vaticano, de um encontro anual promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes. O encontro de dois dias reúne delegados de nove regiões do Apostolado do Mar.
Os objetivos do encontro são avaliar o trabalho desenvolvido, refletir sobre os possíveis desenvolvimentos em âmbito marítimo e lançar estratégias e projetos nas várias regiões do mundo.
Presidem o evento o Cardeal Renato Raffaele Martino e o Arcebispo Agostinho Marchetto, respectivamente presidente e secretário do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.
Dom Marcheto explica que os principais problemas e desafios enfrentados, hoje, pelos marítimos e pescadores, foram sintetizadas muito bem pelas palavras pronunciadas pelo Papa no Ângelus de 18 de janeiro: "Desejo acrescentar uma palavra especial aos marítimos e pescadores, que vivem em dificuldade, sofrem restrições para descer em terra firme e acolher a bordo os capelães, como também enfrentam os riscos da pirataria e os prejuízos pela pesca ilegal. Exprimo a eles a minha solidariedade e o desejo de que a sua generosidade, nas atividades de socorro no mar, seja recompensada com maior consideração". Tais dificuldades contribuem, portanto, para acrescentar pressão e estresse nos membros da equipagem, que, assim, são privados da possibilidade de momentos de descanso, de contato com as famílias e receber conforto com a celebração da sua fé.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com